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Redação

Aluno: Júlia

Escola: Sala da Redação

ENEM: Preconceito linguístico no Brasil

Sala da Redação | saladaredacao.com.br

ENEM: Preconceito linguístico no Brasil
Aluno: Júlia
Professor: Exemplo
Redação
1

Repertório legitimado, pertinente e produtivo!

2

Ótima tese clara já na introdução!

3

Júlia, deixe conectivos conclusivos para iniciar o último período do parágrafo.

4

Júlia, deixe conectivos conclusivos para iniciar o parágrafo de CONCLUSÃO. Para iniciar esse segundo parágrafo de desenvolvimento, sugiro que utilize um de adição. Ex.: Além disso, Ademais, Outrossim...

5

Qual a fonte dessas pesquisas? Todo repertório que você utilizar em sua redação deve ser LEGITIMADO, ou seja, nesse caso, é necessário apresentar a fonte desses dados. No entanto, você já alcançou nota máxima na competência 2, a qual exige pelo menos um repertório legitimado, pertinente e produtivo, então apenas guarde essa dica para as próximas redações!

6

A crase não deve ser utilizada antes de artigos indefinidos.

7

O "tem" é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ter". Nesse caso, "profissionais" está no plural. Dessa forma, “têm” leva acento circunflexo.

8

corrobora a exclusão

9

Escreva o nome completo e, em seguida, a sigla entre parênteses, pois é a primeira vez que o termo aparece no texto. Nas demais vezes, você pode utilizar apenas a sigla.

10

Atenção com a utilização do termo “caso” em sua proposta. A proposta de intervenção construída a partir de uma oração condicional tem sua nota limitada ao nível 2 da competência 5, ainda que tenha todos os elementos necessários (Agente, Ação, Modo, Finalidade e Detalhamento).

11

Retomada da tese! Muito bem!

12

Retomada da tese! Muito bem!

13

Muito bem! Proposta que soluciona os dois argumentos (contexto histórico/exclusão social)! Continue assim! Além de ser obrigatório utilizar os 5 elementos em sua proposta, você deve se atentar ao projeto de texto e sempre retomar os argumentos utilizados, bem como tentar solucionar suas problemáticas.

14

Atenção com a repetição da palavra Brasil. Procure utilizar sinônimos. Ex.: Nação, país...

Notas por competência

Competência 1

Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

160.0

Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

200.0

Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

200.0

Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

160.0

Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

80.0

Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

Comentário do professor

Parabéns pela sua redação, Júlia! Vamos à avaliação da sua redação! Na C1, é preciso se atentar a algumas regrinhas de uso de acentuação, pontuação e sigla, por exemplo. Na C2, você alcançou nota máxima, pois utilizou pelo menos um repertório legitimado, pertinente e produtivo! Parabéns! Na C3, você apresentou um bom projeto de texto e argumentação! Na C4, você faz bom uso de conectivos, mas ainda têm desvios que precisam de atenção e, também, evitar a repetição de palavras. Uma dica é sempre revisar o texto antes de entregar e encontrar sinônimos para substituir palavras que aparecem várias vezes. Na C5, a falha foi utilizar o termo “caso”, o que fez com que sua proposta se tornasse uma condição. Isso deixou a última competência em 80 pontos, de acordo com os critérios de correção do Enem. Caso contrário, teria atingido a nota máxima, pois tem todos os elementos necessários. Ótimos estudos e até a próxima correção! 🤩📚

Nota Total

800

1

Repertório legitimado, pertinente e produtivo!

2

Ótima tese clara já na introdução!

3

Júlia, deixe conectivos conclusivos para iniciar o último período do parágrafo.

4

Júlia, deixe conectivos conclusivos para iniciar o parágrafo de CONCLUSÃO. Para iniciar esse segundo parágrafo de desenvolvimento, sugiro que utilize um de adição. Ex.: Além disso, Ademais, Outrossim...

5

Qual a fonte dessas pesquisas? Todo repertório que você utilizar em sua redação deve ser LEGITIMADO, ou seja, nesse caso, é necessário apresentar a fonte desses dados. No entanto, você já alcançou nota máxima na competência 2, a qual exige pelo menos um repertório legitimado, pertinente e produtivo, então apenas guarde essa dica para as próximas redações!

6

A crase não deve ser utilizada antes de artigos indefinidos.

7

O "tem" é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ter". Nesse caso, "profissionais" está no plural. Dessa forma, “têm” leva acento circunflexo.

8

corrobora a exclusão

9

Escreva o nome completo e, em seguida, a sigla entre parênteses, pois é a primeira vez que o termo aparece no texto. Nas demais vezes, você pode utilizar apenas a sigla.

10

Atenção com a utilização do termo “caso” em sua proposta. A proposta de intervenção construída a partir de uma oração condicional tem sua nota limitada ao nível 2 da competência 5, ainda que tenha todos os elementos necessários (Agente, Ação, Modo, Finalidade e Detalhamento).

11

Retomada da tese! Muito bem!

12

Retomada da tese! Muito bem!

13

Muito bem! Proposta que soluciona os dois argumentos (contexto histórico/exclusão social)! Continue assim! Além de ser obrigatório utilizar os 5 elementos em sua proposta, você deve se atentar ao projeto de texto e sempre retomar os argumentos utilizados, bem como tentar solucionar suas problemáticas.

14

Atenção com a repetição da palavra Brasil. Procure utilizar sinônimos. Ex.: Nação, país...

Notas por competência

Competência 1

Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

160.0

Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

200.0

Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

200.0

Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

160.0

Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

80.0

Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

Comentário do professor

Parabéns pela sua redação, Júlia! Vamos à avaliação da sua redação! Na C1, é preciso se atentar a algumas regrinhas de uso de acentuação, pontuação e sigla, por exemplo. Na C2, você alcançou nota máxima, pois utilizou pelo menos um repertório legitimado, pertinente e produtivo! Parabéns! Na C3, você apresentou um bom projeto de texto e argumentação! Na C4, você faz bom uso de conectivos, mas ainda têm desvios que precisam de atenção e, também, evitar a repetição de palavras. Uma dica é sempre revisar o texto antes de entregar e encontrar sinônimos para substituir palavras que aparecem várias vezes. Na C5, a falha foi utilizar o termo “caso”, o que fez com que sua proposta se tornasse uma condição. Isso deixou a última competência em 80 pontos, de acordo com os critérios de correção do Enem. Caso contrário, teria atingido a nota máxima, pois tem todos os elementos necessários. Ótimos estudos e até a próxima correção! 🤩📚

Nota Total

800

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